"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Ronaldo, lágrimas de um vencedor

Aguentou-se quase duas horas de cerimónia, mas eis que tinha chegado o momento que os portugueses esperavam.
Pelé abriu o envelope e disse "Cristiano Ronaldo".



O português sorriu, cumprimentou a sua namorada e dirigiu-se ao palco, deixando para trás o sorriso de Messi e a resignação de Ribery. A caminhada triunfante de um jogador soberbo até ao prémio que tanto almejava: A Bola de Ouro.

Mas perante a sensação que é um misto de orgulho com dever cumprido Ronaldo fez algo que se pensava ser só possível aos humanos. Cristiano Ronaldo chorou.
Porque um Comandante de ferro perante uma guerra ganha, também tem o direito de ser humano e derramar lágrimas de felicidade. Neste momento de consagração o internacional português ainda teve a presença do seu filho, as lágrimas da sua mãe e as de orgulho de Irina Shayk, sua namorada.

O Mundo do futebol viu Ronaldo vencer o Ballon D'Or de 2013, mas acima de tudo viu a humildade de um menino madeirense que não se perdeu ao longo dos anos.

Nem todos adoram Ronaldo é certo.
Arrogante, com um ego estratosférico, "estrela", individualista, mau perdedor ... já lhe chamaram de tudo. Mas também já lhe chamaram algo que ele até já ganhou o gosto de ouvir: "vencedor".

Cristiano Ronaldo é sinónimo de perseverança, é um modelo a seguir para quem quer ser verdadeiramente o melhor. É certo que uns nascem com talento (Lionel Messi) e pouco têm para melhorar, mas Ronaldo sempre quis ser mais do que era ano após ano. Manchester e Madrid sabem bem o que é o fenómeno Cristiano Ronaldo.

Ronaldo foi fulcral para estarmos no Mundial e decerto que muitos de nós nos esquecemos dos momentos em que o assobiamos, em que o criticamos ... é aí que se vê quem é realmente bom no que faz.

Mesmo com toda uma panóplia de acontecimentos em torno da cerimónia, Ronaldo fintou todas as críticas, bateu continência, mostrou muitas vezes que ele "estava ali" e hoje apareceu em Zurique, alcançando o prémio mais alto a nível individual para um jogador.

Cristiano Ronaldo venceu hoje e Portugal viu que até o mais bravo e forte dos heróis derrama uma lágrima.
Parabéns Cristiano Ronaldo.



0 comentários:

Enviar um comentário