"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Crónica do leite achocolatado

E é oficial meus amigos, a vida em 2012 não será próspera. Enquanto ouvíamos Pedro Passos Coelho a ditar as medidas que serão implementadas dava a sensação que estavam a ler a sentença de um sítio que outrora foi um país. Cortes nos salários e nas pensões (de quem menos poder tem), nos feriados, mais horas de trabalho, e a implementação de uma forma mais fácil de despedir. Enquanto uns sacodem a água do capote, outros defendem que este caminho de precariedade é necessário … seja de que maneira for o próprio Passos Coelho já veio dizer que sairemos disto mais pobres. Isto será a versão Portugal 2012, tendo como extras as manifestações e o protesto.

E quando parecia que as medidas estavam a ser golpes em tudo que acreditávamos, eis que surgiu a pérola escondida: o IVA sobe em vários produtos … menos no leite achocolatado. Confesso que a criança em mim jubilou de alegria e não contive o riso. É de loucos, mas é o que se vai passar. Suponho que agora todas as crianças comecem a saborear ainda mais o pequeno-almoço antes de ir para a escola, afinal de contas estão a beber algo onde o Estado não tocou, logo é algo que os deve orgulhar. É com medidas como esta que nós vemos como o nosso país não só é original como tem também um sentido de humor fantástico. Com tanta coisa onde podiam não ter mexido, pegaram logo na mais banal …

Confesso que por momentos lembrei-me de José Sócrates (e não, não foi entre insultos). Ao menos ele lia o teleponto, sim, ok também nos mentia descaradamente, mas ao menos olhava para a frente, enquanto que Passos Coelho leu as suas cábulas como um mau aluno … assim ainda vai ficar sem cabeça Sr. Primeiro Ministro! 

Para acabar digo apenas que como qualquer português sinto-me indignado com isto, visto que como o Mundo vai acabar em 2012 não tínhamos de sofrer antecipado, acho isso de muito mau gosto. E pronto acabou mais uma crónica, agora vou comer as minhas torradas e beber o meu leite achocolatado, até à próxima!

0 comentários:

Enviar um comentário