"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O que nos distingue dos outros



Se há característica mais extraordinária e bela no Ser Humano, essa é a sua capacidade de usufruir dos seus cinco sentidos de forma radical e não limitá-los a um emprego mais intuitivo, como de resto fazem os animais.
Quero com isto dizer que capacidades tão simples como ver, ouvir, ler ou falar podem, realmente, servir de meio para uma melhoria não só da qualidade de vida individual, mas também da sociedade e da Humanidade como um todo. Isto porque, se nos interessarmos verdadeiramente pelo que estes sentidos nos podem dar, captaremos cada vez um nível superior de conhecimento, o qual nos permitirá sair de um fosso que é a ignorância e emergir a um paraíso mais conhecido por cultura. Por exemplo, se eu ler uma obra de um investigador, eu compreenderei o seu trabalho, bem como, resultados e motivações. Além deste, outro fator importante relativamente aos nossos sentidos, como o ouvir, é a entrada no maravilhoso universo da comunicação e da relação com o outro. Onde, uma vez mais, a cultura tem um papel determinante. Isto é, por exemplo, toda e qualquer oportunidade de ter uma conversa clara e rica com alguém, e ser capaz de o fazer com sucesso.
Em suma, todos os sentidos e sensações trarão, diria eu de igual modo, benefícios quer para a individualidade do Ser Humano, no que toca ao seu auto enriquecimento e construção, quer para a sociedade e Humanidade que, graças a serem constituídas por seres mais cultos, terão a sua oportunidade de avançar para um nível superior, nomeadamente o do bem comum.

Rute Rita Maia, 3 de fevereiro de 2012

0 comentários:

Enviar um comentário