"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

sábado, 22 de novembro de 2014

A detenção do "Mr. Magalhães"

O ex-primeiro-ministro José Sócrates foi detido, esta sexta-feira, no âmbito de um processo em que se investigam crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

Tudo neste processo de detenção tem o seu "quê" de poesia e achincalhamento.
A poesia começa com o facto de Sócrates ter sido detido quando chegou ao Aeroporto vindo de Paris ... apanhou a sua mala e viu-se convidado a acompanhar os senhores agentes. Nada de perseguições, nada de complicações: É só esperar que o avião aterre. O achincalhamento tem o seu dealbar no veículo onde Sócrates sai com a polícia, uma carrinha Opel Corsa. Isto realmente é não respeito por um homem que deu tantas coisas ao país como o Caso Freeport ou o computador Magalhães ... Podia ser um BMW ou um Mercedes, mas Sócrates lá teve de se contentar com um Opel. Um escândalo claramente.

A Justiça portuguesa está a investigar, entre outras coisas a compra, por três milhões de euros, da casa em que José Sócrates viveu em Paris. O mesmo defendeu-se anteriormente dizendo que pediu um empréstimo ao banco enquanto esteve em Paris a estudar Filosofia.
Neste caso até entendo Sócrates, se é para estudar Filosofia (ainda para mais num país estrangeiro) há-que ter a sua comodidade, não se pode estar num T4 qualquer sem vista para a zona principal da cidade ... e também deve ter sido a pensar nisso que Sócrates amealhou 20 milhões de Euros numa conta na Suiça ... Um homem precavido, menos à saída dos aeroporto pelos vistos.

No entanto esta detenção do "Mr. Magalhães" abre um precedente perigoso para o nosso país e que nos afecta a todos. Senão vejamos: O Governo corta, tira, faz passar mal as pessoas com impostos excessivos. Todo este processo faz muitos de nós pensar em entrar por vias ilícitas, esquemas fora da lei para poder sobreviver ... e agora decidem prender quem faz desses esquemas? Assim não há condições ....

Em jeito de conclusão estou muito curioso para saber se José Sócrates vai fazer o seu habitual espaço de comentário por Skype e que palavras vai dirigir ao tal senhor que foi preso nesta noite de sexta-feira.


0 comentários:

Enviar um comentário