"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

domingo, 15 de novembro de 2015

"Teremos sempre Paris"

Podia ter sido como uma outra qualquer noite em Paris, mas não foi.

Foi noite de 13, serão onde foi sentido da pior maneira um jogo no Stade de France, onde as ruas e restaurantes parisienses não foram locais seguros e quando o Bataclan teve o seu espectáculo mais horrendo em exibição.

Foi noite negra, inglória e pouco digna para uma sociedade que se afirma civilizada. Foi momento de morte, de perda, de passagem de uma mensagem que em nada honra a paz que tentamos sustentar. Foi noite de instaurar o medo, mesmo que isso envolva a própria vida de quem a perpétua como justificação para os seus actos. E pensar que fomos "Charlie" à tão pouco tempo ... Paris parece marcada e não é só pela sua beleza.

O que pensar depois dessa intragável noite? Que não estamos seguros? Que os responsáveis são facilmente identificáveis e que estão a entrar pelo nosso país sem contestação? Que é tempo de ripostar mesmo que envolva mais mortes?

É um gesto bonito o da condolência, o do sentimentalismo que uma simples acção como ter a bandeira francesa no Facebook e o partilhar de opiniões fundindo tudo isso com as informações que os media nos trazem. Se resolve algo, isso não é certo, mas são movimentos. O Estado Islâmico foi prontório e assumiu o golpe. É nestes casos que a humanidade espera que a resposta seja o mais eficaz possível, mas no fundo isso é apenas um dos objectivos.

O mais importante agora é "reaver" a beleza que Paris representa. Apagar o mais rapidamente a imagem de terror que a última sexta trouxe. Com a medida certa procurar os responsáveis, mas ao mesmo tempo devolver a magia a um local assolado, como muitos outros que sofrem pelo Mundo com estes atentados.

Queremos a bela Paris de volta com o seu encanto.
#PrayforParis

0 comentários:

Enviar um comentário