"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Uma doença que dá jeito

“A norte-americana Lily Clarke, sofre de uma doença rara conhecida por Síndrome de Kleine-Levin, tendo já dormido durante os exames da universidade, o Natal e a passagem de ano. Mais recentemente, a rapariga conseguiu dormir durante o seu 18.º aniversário. Lily Clarke é uma verdadeira 'Bela Adormecida', mas apenas por dois meses de cada vez.”

Ora aqui está algo que nos livraria de grandes problemas. Não me venham com histórias ‘a e tal ela perdeu momentos importantes da vida dela’ … é pá não inventem. Uma doença deste género serviria de desculpa para as coisas mais chatas que nós não queremos ter de aturar.

Mas atenção, isto varia de opinião dependendo se és homem ou mulher. Se fores homem e tiveres esta doença, não és doente, és preguiçoso e muito provavelmente fizeste de propósito para falhares aquele jantar de família chato ou aquele aniversário do sobrinho que está sempre de trombas; se és mulher, tens logo uma doença grave, e coitadinha, com isto perdes momentos bonitos como os saldos na Zara, ou os saldos na Bershka, ou (é melhor ficar por aqui porque esta crónica não é paga por nenhuma marca) … enfim, a vida tem destas coisas.

Muito sinceramente ter esta doença eliminaria momentos que já passamos e que nos custa a lembrar. Por exemplo, alguém gosta de lembrar aquele natal que passou a frente de um embrunho bonito que parecia ter um videojogo (digamos, o FIFA 2002) e quando chega à meia noite ao abri-lo saí um pack de pijama e meias??? Claro que não, isso seria traumatizante para mim, quer dizer, para o miúdo que o recebeu … se tivesse dormido esse dia todo já não acontecia isto. Os dias de testes são outros, assim terias a melhor desculpa para os piores resultados: “Como é possível estes resultados?? O menino já sabia deste teste à meses, aposto que só estudou na véspera … não professora, eu é que estive a dormir estes 2 meses e por azar acordei no dia do teste” (NOTA: neste caso o aluno não é só doente, é estúpido mesmo, ao menos fazia um esforço e dormia mais um bocado …)

Para terminar apenas digo: o objectivo desta crónica NÃO é incentivar-vos a correr para os consultórios médicos a pedir atestados para usarem esta doença como desculpa para faltar ao trabalho ou às aulas … mas se o fizerem façam também um em meu nome. É que eu não vou a hospitais nem nada, é só gente doente …

0 comentários:

Enviar um comentário