"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Força anímica



Para vos ser sincero (e visto que ainda estou no início da crónica tenho essa chance) eu sinto alguma falta de força anímica para escrever esta semana. Já falei com o meu “eu“ interior à umas semanas e chegamos a um acordo que deveria mesmo assim continuar e tentar falar sobre a fase política em que vivemos.
A porta que Miguel Relvas abriu quando saiu do Governo parece-me perigosa. Não me levem a mal, eu gosto do tipo de discurso como “eu fiz coisas espectaculares e de topo por Portugal, mas agora falta-me a força para continuar”, fica no ouvido e é de sair à rua com o ego em alta ... se nós não soubéssemos a história. 


Creio que depois desse dia presidentes de bancos ou até ministros já têm a rampa preparada para uma saída vistosa. Vítor Gaspar poderá facilmente abandonar o seu cargo acusando falta de força anímica nas olheiras como Portas pode desse modo referir que animicamente está exausto com tantas maneiras de tentar encobrir o fiasco que foram os submarinos ... há toda uma panóplia de ideias que graças a Relvas é lançada à classe política como uma bóia.

No entanto Cavaco Silva jamais poderá utilizar esta possibilidade, porque isso requer que o Presidente da República tenha de falar sobre assuntos, coisa que ele não está habituado a fazer ... a falar diga-se. Portanto nunca saberemos se Cavaco tem tão pouca força anímica que nem falar consegue: para uns uma tristeza, para outros é só Cavaco Silva.

Confesso que isto de ter ou não força anímica para continuar me faz alguma comichão na parte superior da nunca ... será que é uma coisa que se sente ao acordar (“olha são 10 da manhã e ainda tenho que fazer várias tarefas, mas falta-me algo ... deve ser força anímica, é melhor parar”)? É que se for assim eu padeço dessa condição à muitos anos e mesmo assim lá continuo ... a dormir até as 10 horas como um bom português que tem orgulho no seu sono.

A mensagem desta maravilhosa crónica é que não ter força anímica está na moda e assim o nosso país avança, quer dizer, não literalmente, mas ao que parece temos o poder de cansar ministros até eles se demitirem ...

Antes de ir, algo que foi do meu agrado no que toca a Passos Coelho:
Devo enaltecer que o Governo esteve soberbo na substituição de Miguel Relvas porque as duas pessoas que vão partilhar o cargo (Poiares Maduro e Marques Guedes) são sem sombra de dúvida licenciadas e de forma “normal” ... perde-se no showbiz, mas ganha-se nos estudos o que é sempre bonito.

0 comentários:

Enviar um comentário