"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Eu quero um "Obama" em Portugal

Sim, eu quero um "Barack Obama" a mandar em Portugal.

Uma coisa é certa. Estamos desgastados com aquilo que Pedro Passos Coelho representa para nós como país. Detestamos a figura, desacreditamos qualquer palavra positiva que possa dizer, os media não o largam como um osso com constante sabor viciante e sabemos que mais cedo ou mais tarde irá aparecer algo mais que fará com que o detestemos ainda mais. Isto no nosso país é algo rotineiro (não significa que seja algo que devemos sentir repúdio de fazer, afinal de contas o modo de governar é cíclico e infelizmente sofrem sempre os mesmos). 

Quando refiro o nome de Obama não estou a apresentar a solução de todos os problemas que nos assolam. Quero apenas referir uma acção que acontece nos EUA e que o Presidente voltou a estar em grande plano: o jantar dos correspondentes na Casa Branca.

Uma vez por ano o Presidente dos EUA cria um jantar onde junta os media e de maneira informal apresenta-se com piadas sobre si mesmo, os opositores e os media. É realmente triste o contraste que o Mundo tem. Se nós por um lado temos um Passos Coelho que nos diz que vamos ter uma saída "limpa" e todos nós sabemos que não augura nada de bom, do outro lado do Mundo (mais propriamente nos EUA) Obama junta os media, cria piadas sobre ele e sobre quem o tenta atacar diariamente nos meios de comunicação e aquilo por uma noite é um regalo, sem guerrilhas e só boa disposição em todos os convidados com o Presidente a ser a figura de destaque.

Porque é que não podemos ter algo assim? Um dia em que Passos Coelho deixas as defesas mais em baixo, cria algo para todo o país acompanhar, junta partidos opostos e orgãos de comunicação social e cria um bom ambiente com piadas bem encaixadas ... Somos um país assim tão triste para que não possamos ter esse tipo de acontecimento?

Eu sei que não resolve problemas como o desemprego, mas muda uma imagem. Obama chega a ser odiado nos EUA, mas ainda assim se apresenta bem e com capacidade para dar a cara de um modo mais descontraído, mudando mentalidades. As vezes são precisos os "baby steps" como os americanos dizem.

No que me diz respeito eu gosto deste tipo de coisas. O humor ajuda a amenizar algumas tristezas e prefiro um bom par de piadas em tom informal por parte de quem nos governa do que constantes lembretes que é preciso pôr furos no cinto ...




0 comentários:

Enviar um comentário