"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O machismo vem da Bíblia


Caros cristãos, não temam esta crónica pois serei breve e certeira para que a vossa fé não morra dolorosamente.
Uns dizem que o machismo é intemporal, outros que se agravou com o tempo, alguns associam a culturas e religião mas eu acho que a culpa disto é de um livro. Um livro que daria um filme brutal de ficção científica. Não, não é o «Inocente Para Além de Qualquer Dúvida» do Carlos Cruz, mas sim a aclamada Bíblia.
Esta bimba vem desde o início a evidenciar machismo por tudo o que é versículo, capítulo, e mais alguns "ulos" não interessantes.
Primeiro vem quase impor que Deus é um homem. Nisso até acredito porque se fosse uma mulher tinha feito logo tudo no primeiro dia e talvez ao mesmo tempo.
Depois alega que a Eva foi a primeira a deixar-se levar pela serpente e a trincar a maçã. É atirar areia para os olhos das pessoas! Toda a gente sabe que quando se fala em comida os homens nem pensam duas vezes!
Seguem-se frases deste género: Os filhos de Deus, vendo que as filhas dos homens eram belas, escolheram entre elas as que bem quiseram, para mulheres." As que bem quiseram? Mas nós somos mulheres ou meias?
Há uma referência múltipla a homens que fizeram sucesso, construíram cidades, espalharam o bem, viveram uns dias dentro de baleias e saíram intactos e até construíram arcas melhores do que as do IKEA. Mas quando falam de mulheres já essas só foram personagens principais duas vezes e foram castigadas severamente.
Sim, Deus disse à mulher de Ló que se olhasse para trás quando Sodoma fosse destruída iria ser castigada. Qualquer pessoa, com o mínimo de conhecimento, sabe que quando se diz a uma mulher não olhes ela olha logo. Não temos culpa de ser curiosas.
A parte que mais me revolta é a do Moisés com o seu "pau", aqui sim é mais que explicito
que os homens acham que com o "pau" podem fazer tudo, até abrir caminho no mar.
Depois disto, muitos homens vão começar a utilizar passagens bíblicas como justificação dos seus males e as mulheres continuaram a sentir-se injustiçadas.
Boas leituras.

0 comentários:

Enviar um comentário