"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

sábado, 1 de setembro de 2012

Festivais Populares


Depois dos festivais de Verão (SW TMN, Optimus Alive!, Super Bock Super Rock, etc.) vêm os festivais populares, aqueles onde existem farturas e brinquedos para as crianças… É mesmo desses que estou a falar!
Os artistas não são fenómenos musicais nem nada que se pareça! São, na maioria, portugueses, sem reportório próprio, que tocam umas “musiquinhas” em part-time. Cachês acima de 500€ raramente são atribuídos. Não significa que não saibam cantar, atenção! Normalmente não têm grande presença de palco, mas também, de que é que isso serve para um bando de reformados que encontram ali a oportunidade de baterem um pouco o pezinho e fazerem eles todo o espetáculo?
Os mais velhos colocam-se na frente, sentados em cadeiras de plástico, imaginando um confortável assento de veludo. Os miúdos aproveitam para se reunirem, sendo que, depois, poderão dizer que já saem à noite. Há sempre mães e filhas que dançam, repetidamente, determinados passos de dança, sem cessar. Podem ser momentos em que tios se juntam, as crianças se sujam de terra batida e as comadres fraternizam.
Pela atmosfera sobrevoam uns piropos, desabafos e umas quantas reclamações de “como vai a vida”. Parece tudo tão fácil de resolver! Todos cantam sem pudor… E agora, se me dão licença, vou ali ver os Just Us atuarem, embora não faça a mínima ideia de quem são eles…

0 comentários:

Enviar um comentário