"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

domingo, 22 de setembro de 2013

Rescuing Portugal, part 2



Não é um blockbuster de final de Verão, mas não deixa de ser um filme tremendo para todos os portugueses.
Parece que não há volta a dar, tudo indica que vem ai um segundo resgate para Portugal mesmo com o Governo a querer mostrar que isso não será preciso.


David Schnautz, do Commerzbank, disse ao Económico que o próximo passo do nosso país (no primeiro trimeste de 2014) será mesmo uma operação de troca de dívida, a mesma opção que foi tomada no final do ano passado. A mesma opinião têm multiplos analistas económicos de outros países que por vezes até referem um antigo “amigo” nosso neste aspecto económico: a Grécia.

Ainda assim, eis que o Governo entra em acção com 3 intervenientes. Poiares Maduro garantiu que o atual Governo tem feito de tudo para evitar tal situação, Paulo Portas afirmou que já batemos no fundo e agora estamos a subir a escada para regressarmos ao topo e mais recentemente Passos Coelho foi frontal com a sua ideia: diz que cortes nas pensões são decisivas para evitar segundo resgate.


O que se pode reter disto? Bem é mais um inbroglio de quem nos governa que anda a esticar a corda e mesmo assim não se escapa de fazer trapalhada perante a Europa, expondo-nos a um possivel resgate (de novo).
Portugal chega a ser mais triste que o Titanic: O navio foi ao fundo e eles só foram lá resgatar o pessoal uma vez; nós se calhar ainda precisamos de mais umas tentativas.


Mas atenção ao facto de invocarem a Grécia, isso é jogar feio. Então eles não têm lá as coisas deles? Não somos “especiais” e “bajuladores” da Europa suficientemente bons para irmos ao fundo com classe? Nós até temos pessoas como Rui Machete e Maria Luis Albuquerque no Governo, isso não chega para sermos únicos?


Uma coisa é certa e tenho de tirar o chapéu ao Governo. É graças a ele que vou aprendendo umas coisas sobre economia ... é com tanta polémica, desvio e escândalos que fui “obrigado” a saber o que era uma Swap, o que era um resgate económico ... um professor destes não se paga (ah, esperem, esqueci-me dos impostos ... ok, o pessoal paga-lhe e bem) ...


Se vamos ser alvo de um segundo resgate no início de 2014? Não sabemos ao certo, mas com “picardias” sem sentido como a perseguição ao Tribunal Constitucional e com medidas drásticas a quem pouco já tem parece-me exagerado e não deve ser o melhor caminho. Continuamos na “estrada” económica e enquanto uns juram a pés juntos que ainda há caminho, outros já vêem (de novo) a parede que nos vai fazer sofrer.


Quase que aposto que visto do espaço no pequeno rectangulo que é Portugal deve ler-se “Help!”.

0 comentários:

Enviar um comentário