"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

terça-feira, 27 de maio de 2014

António Costa contra o "Seguro" de Coelho

(Antes de começar, foi ou não foi fantástico o título? 'Ganda trocadilho' ... bom, vamos ao que interessa)

Após uma vitória (ainda que pouco expressiva e com margem pequena) por parte do PS nas Europeias do último fim de semana, António José Seguro já cantava vitória apelando até a eleições antecipadas para tentar destronar o governo de Pedro Passos Coelho.

Como é de conhecimento geral, Passos Coelho não terá qualquer problema em defrontar Seguro, aliás até prefere que seja esse o representante socialista nas legislativas. Tem todas as condições e alguns argumentos para até vencer a eleição e deixar Seguro de novo nas lonas. Passos Coelho consegue ser mais líder que Seguro, pessoa que parece ainda estar a navegar no seu próprio partido não estando pronto para poder vencer umas eleições para formar governo. Há que admitir: O PS não está pronto para Governar.

No entanto eis que aparece alguém para mexer com as águas socialistas. António Costa surge como alternativa a Seguro no PS ("Sinto que é meu dever corresponder àquilo que eu lancei e que eu sinto ser aquilo que os socialistas e muitos cidadãos que, não sendo socialistas, acham que eu posso e tenho o dever de dar ao país"). Costa, em 2011 quando Sócrates abandonou o cargo, era o principal candidato para a sucessão, mas Seguro acabou por ficar com o lugar.

Esta pode muito bem ser uma lufada de ar fresco para o PS (não contando com os fantasmas "Sócratistas") e algo para preocupar a coligação PSD/CDS. António Costa (a meu ver) é um líder mais carismático, mais consensual e capaz de ir a eleições contra o actual governo e vencê-las, não me parecendo que contra Costa a coligação tivesse uma vitória tão "fácil" como se fosse contra Seguro.

Neste momento, tal como estão os estatutos, haverá novo processo eleitoral após as legislativas, de forma que só há duas maneiras de desafiar António José Seguro. Ou Seguro marca um congresso, ou 50% das federações o solicitam. A ver vamos o que vai acontecer ao PS e se Coelho mantém o seu "Seguro" de vida.

1 comentários:

Anónimo disse...

não sabes o que dizes

Enviar um comentário