"Writing is a socially acceptable form of schizophrenia."
(E.L. Doctorow
)

"Words - so innocent and powerless as they are, as standing in a dictionary, how potent for good and evil they become in the hands of one who knows how to combine them."
(Nathaniel Hawthorne
)

domingo, 8 de janeiro de 2012

O lado holandês do Pingo Doce

Boas amigos, então e essa passagem de ano? Muita bebedeira que vos fez pensar até que já iam para 2015? Isso é que é preciso … E pronto, cá estamos em mais um ano (este ao que parece também terá 12 meses, portanto não estou a ver a grande diferença …) e aparentemente trará muitas dificuldades a nós portugueses e que nos fará de novo apertar os cintos, ou como nós lhe chamamos “ser portugueses”.

Pois bem, como já deu para perceber pelo título vou falar da fuga (ah pera, se calhar não se pode chamar isto) … a deslocalização da morada fiscal do Pingo Doce para a Holanda. (gostaram? “morada fiscal” fica bonito…).
 Ao que parece, a sociedade Jerónimo Martins seguiu o conselho de Pedro Passos Coelho e mandou emigrar os milhões que ganhava, e que agora estão a salvo de todos dos “maus” impostos a que teria de se sujeitar aqui em Portugal.

Como seria de esperar a medida teve impacto e nas redes sociais chegou-se a falar de um possível boicote às lojas Pingo Doce. Conclusão: acabavam-se as músicas que se ia lá de Janeiro a Janeiro … mas certamente mudaria a ultima palavra mesmo acabando em “eiro”. E qual a melhor maneira de defender-se de ataques contínuos? Simples, escreve um panfleto para os clientes. Faz todo sentido … eu é que não estou a ver a grande utilidade disto: “olha Gervásio, recebemos um panfleto do Pingo Doce. Tem descontos? Não, tem é muita coisa para ler … então deita fora, que esses não dão nada a ninguém…”

Eu sei que isto se trata de algo sério. Mas voltando atrás no tempo no momento em que o nosso PM diz que seria bom emigrar, abriu a porta (ou a janela como quiserem) a estas empresas para terem a possibilidade de sair, e “argumentar” que a culpa não é delas … Sim, é algo mau, mas é uma jogada inteligente … enfim é mais um caso em Portugal.

0 comentários:

Enviar um comentário